OVOS!!!

Olá galera, estou de volta com mais um post sobre um ingrediente que sempre fez parte da nossa culinária e então eu não poderia deixar de lado este companheiro de toda hora: o OVO. Quem não curte um ovo frito, uma omelete, ovos mexidos e um ovinho cozido? Hã? Este cara também não é somente o prato principal, mas também é coadjuvante em diversas receitas, como bolos, pães, massas e por aí vai. Não gostaria de falar somente das propriedades culinárias deste ingrediente, gostaria de deixar claro o porquê consumi-lo com base em pesquisas científicas.

O ovo sempre foi nosso amigo nos melhores momentos e nos piores; quando a carne sobe é por ele que a substituímos, quando saímos e chegamos famintos em casa é ele que muitas vezes mata a fome e isso ocorre de Norte a Sul do Brasil, todos nós brasileiros somos adeptos deste ingrediente em nossos pratos. Mas não é somente em situações de necessidades que o encontramos, o ovo faz parte dos mais variados doces e pratos, como nos doces portugueses  que grande parte desses surgiram  em conventos onde mulheres usavam a clara para engomar as roupas e as gemas eram descartadas (uma amiga portuguesa me contou), então as queridas portuguesas começaram a incorporar as gemas em doces e à partir disso inventaram o quindim, pastel de Belém, os fios de ovos e o famoso pão de ló e entre outros. Já os franceses já o usam há muito tempo os ovos, como omeletes, maionese (sim, foram eles que a inventaram), o ovo pochê (ovo quebrado na água fervendo com sal e vinho branco) servido com torradas e na famosa confeitaria francesa (bolos, recheios e cremes).

Além disso, o ovo, aliás, a clara, tem a propriedade de incorporar e reter o ar quando batida, podemos chamar então de claras em neve. Este ingrediente é o principal nos suflês e no pão de ló, já que dão a maciez e fazem a vez de um fermento já que inflam a massa quando assada deixando-a macia e fofa. Não só a clara, mas também as gemas têm as suas propriedades. A gema tem a propriedade emulsificante, no caso da maionese é ela que dá a estabilidade a receita, a gema se liga ao óleo e se emulsifica dando a consistência necessária e mais do que isso ela dá cor às massas, pães entre outros.

CLARAS EM NEVE
CLARAS EM NEVE
GEMAS
GEMAS

Não posso citar somente estas características culinárias do ovo. Ele é muito mais do que isso e você e nem eu sabíamos (descobri xeretando RS):

  • Ingerir ovos, pode diminuir a degeneração ocular e prevenir cataratas;
  • Fonte natural de vitamina D (responsável pela fixação do cálcio nos ossos);
  • Regula o cérebro, o sistema nervoso e o sistema cardiovascular;
  • Pode prevenir o câncer de mama;
  • Ajuda a fortalecer o cabelo e unhas devido o enxofre e outros minerais.

Após uma breve explicação sobre os ovos, deixo aqui uma receita que curti fazer, já que amo bolos de todos os tipos rsrs. Neste caso, não se chama bolo, mas sim PÃO DE LÓ!

Receita

  • 4 gemas
  • 4 claras
  • 120grs de açúcar
  • 120grs de farinha de trigo
  • ½ xícara de chá de leite morno
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo:

Separe uma forma redonda de 20cm e coloque papel manteiga no fundo para facilidar na hora de desenformar.

:)
🙂

Em uma batedeira bata as claras em neve e as separe, em seguida peneire as gemas (para tirar a pele que as envolve, responsável muitas vezes pelo cheiro forte de ovo) e coloque na batedeira junto com o açúcar e bata até mudarem de cor (até ficarem com uma cor creme claro) e no ponto de fita (veja a foto), logo após junte o restante dos ingredientes e bata bem durante 5 minutos. O forno já deve estar pré-aquecido a 175°C, então incorpore as claras em neve à massa pouco a pouco e misture levemente aerando a massa. Coloque a massa na forma e asse de 20 a 25 minutos. Desenforme, deixe esfriar e polvilhe açúcar de confeiteiro e se quiser sirva com geleia (eu gosto com geleia de morango RS).

FORMA COM PAPEL MANTEIGA
FORMA COM PAPEL MANTEIGA
INGREDIENTES (FALTOU O LEITE RS)
INGREDIENTES (FALTOU O LEITE RS)
GEMAS NA PENEIRA
PASSANDO AS GEMAS NA PENEIRA
GEMA E AÇUCAR 1
AÇÚCAR E GEMAS
GEMAS E AÇUCAR EM PONTO DE FITA
GEMAS E AÇÚCAR EM PONTO DE FITA
DEMAIS INGREDIENTES A SEREM BATIDOS (MENOS AS CLARAS EM NEVE)
DEMAIS INGREDIENTES A SEREM BATIDOS (MENOS AS CLARAS EM NEVE)  NÃO SE ESQUEÇAM DO LEITE
MASSA SENDO BATIDA
MASSA SENDO BATIDA
INCORPORANDO AS CLARAS EM NEVE A MASSA
INCORPORANDO AS CLARAS EM NEVE À MASSA
MASSA PRONTA
MASSA PRONTA
INDO PRO FORNO PRÉ-AQUECIDO A 175°C
INDO PRO FORNO PRÉ-AQUECIDO A 175°C
PÃO-DE-LÓ PRONTO E COM AÇÚCAR DE CONFEITEIRO
PÃO-DE-LÓ PRONTO E COM AÇÚCAR DE CONFEITEIRO
COM A GELÉIA DE MORANGO :)
COM A GELÉIA DE MORANGO 🙂

;)

Espero que tenham gostado

Um abraço

Júlio Fiuza

Anúncios

4 comentários em “OVOS!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s