Alguns Temperos: DICAS E BENEFÍCIOS

Galera, estou de volta com algumas dicas de temperos

Aqui no Brasil e especialmente no sudeste utilizamos temperos básicos em nossa culinária do dia-a-dia. Temos o alho, salsinha, cebolinha, a pimenta-do-reino, pimenta dedo de moça entre outros.

Vou mostrar um pouco de cada um e o que podemos fazer com eles. Algo básico, mas ajudará vocês no preparo de diversos pratos!

Alho: O alho é um coringa na cozinha, muitos de nós fazemos aquela pasta de alho e sal para preparar diversas coisas. Uma dica legal é descascar os dentes de alho (uma quantidade boa para guardar a pasta depois de pronta)  e colocá-los em água fervente por 30 segundos e triturar junto de azeite, sal e ervas de sua preferência (prefiro colocar apenas salsinha). Com esta pasta podemos passar em peças de carne para assar, em filé de frango para grelhar ou fazer um frango à passarinho (muito bom). E ainda o alho tem a propriedade antioxidante, reduz o colesterol e ajuda no controle da pressão arterial.

IMG_8973

Salsinha: já comentei acima um dos usos que faço da salsinha. Outro coringa da cozinha, a salsinha, é utilizada constantemente em todas as cozinhas. Encontramos 2 tipos de salsinha ou salsa, a italiana (lisa) e a salsa crespa. A salsinha crespa é utilizada muito para decoração de pratos e comida crua em saladas, já a salsa lisa pode ser usada em sopas junto com um pouco do caule (tem bastante sabor) na preparação de pratos em que é mais longo o tempo cozimento e ou bem picada e colocada no fim da cocção para realçar o sabor. Uma combinação legal é colocar a salsinha lisa bem picada em uma omelete ou em pratos que contenham a pimenta dedo de moça, já que contrasta bem com o sabor picante.

IMG_8975
Salsinha

Cebolinha: A cebolinha é outra erva que usamos para dar sabor aos nossos pratos, ela combina com grande parte dos pratos salgados. Gosto muito de colocá-la em omeletes e purê de batata. Ficam muito bem também em sopas, caldos e cremes; é importante colocar sempre a cebolinha no fim da cocção pois não devem cozinhar demais.A cebolinha, além de ser um ótimo tempero, é também de fácil cultivo em vasinhos para deixar em casa, pois ela deve ser utilizada fresca para manter o seu aroma e sabor, caso queira, você pode picá-las e congelar, desta forma manterá as suas propriedades por mais algum tempo. Além do sabor é de fácil cultivo, é fonte de vitamina A , C e niacina , um estimulante de apetite e capaz de deixar a pele mais bonita.

CEBOLINHA
CEBOLINHA

Coentro: Este coloquei a mais para lembrarmos de usá-lo rsrs. O coentro não é muito utilizado em nossa culinária do Sudeste, por isso e pela falta de costume de consumi-lo as pessoas sentem amor ou ódio por este tempero (rsrs).A cozinha nordestina é a maior parceira deste tempero, junto das cozinhas mexicana, tailandesa e indiana. A combinação maior dele é com peixes e aqui no Brasil e a mais famosa é a peixada, um prato que é transformado por este tempero, mas não só de peixe vive o coentro (rsrs), ele pode ser colocado em saladas, na finalização do feijão e em legumes refogados. Calma, pra quem não curte o sabor excêntrico deste tempero deve começar a repensar o conceito, pois ele tem alguns benefícios como o combate a diabetes (reduz os níveis de açúcar no organismo), melhora a ansiedade e o sono e também antioxidante.

COENTRO
COENTRO

Pimenta dedo-de-moça: Esta pimenta é outro coringa em nossos pratos. Além de sua grande contribuição na gastronomia , ela  tem poder analgésico, ajudar aumentar o metabolismo (ajudando no combate ao peso), controla o colesterol e também antioxidante. Em qualquer forma que for encontrada, sendo em molho pronto, em conserva, desidratada em flocos (conhecida como pimenta calabresa) ela dará um toque extremamente relevante no prato, podendo ser colocada na preparação de molhos à base carne, marinadas para carnes vermelhas, aves e  carne de porco (gosto muito da pasta de alho junto desta pimenta em conserva e vinho branco para marinar um lombo de porco J) .Além disso encontramos esta pimenta dando o seu toque especial em lingüiças, queijos e até mesmo em geléia ! (amo geléia de pimenta rsrs)

PIMENTA DEDO-DE-MOÇA
PIMENTA DEDO-DE-MOÇA

Pimenta-do-reino preta: Esta pimenta é um clássico e a encontramos em quase todo o tipo de gastronomia, deixando um saber levemente apimentado ( ela é mais suave ). Legal é sempre moer esta pimenta na hora (tenha em casa aqueles moedores de pimenta manuais), e sempre que for grelhar alguma carne vermelha ou peixe moa junto do sal ( importante ter também um moedor de sal marinho já que o  sal refinado passa por alguns processos que não nos fazem bem). A pimenta do reino pode ser incluída em qualquer receita como eu havia dito, mas experimente colocar em molhos de tomate e até mesmo um pouquinho no feijão, vocês irão ver que fica muito bom. .

Moedores de Sal e pimenta do reino preta
Moedores de Sal e pimenta do reino preta

Claro que existem vários outros temperos, mas quis mostrar alguns principais e dar algumas dicas e benefícios. Espero que tenham gostado e até o próximo post.

Um abraço

Júlio Fiuza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s